[Budapeste – 1 de outubro de 2024] A WUWM (wuwm.org) – organização da qual a SIMAB (simab.pt) e os seus quatro Mercados Abastecedores fazem parte – esteve entre os participantes da Conferência sobre a Prevenção do Desperdício Alimentar realizada em Budapeste, no dia 1 de outubro de 2024. O Vice-Presidente, Ioannis Triantafyllis, representou a União neste evento de grande importância.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3 das Nações Unidas (ONU) apela à redução para metade do desperdício global de alimentos per capita nos níveis de retalho e consumidor, e à redução das perdas ao longo das cadeias de produção e abastecimento até 2030. Para alcançar este objetivo, a Presidência Húngara do Conselho da União Europeia, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), organizou a Conferência sobre a Prevenção do Desperdício Alimentar no dia 1 de outubro de 2024, em Budapeste. O objetivo da conferência foi incentivar o diálogo sobre os programas nacionais de redução do desperdício alimentar, os seus métodos e resultados alcançados até agora, e apresentar boas práticas que apoiem os esforços dos países da região da Europa e da Ásia Central na redução do desperdício de alimentos.
Ao assinalar o quinto Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, em 29 de setembro de 2024, especialistas e observadores de 17 países reafirmaram que apenas uma resposta coordenada pode superar o significativo desafio de criar sistemas agroalimentares sustentáveis, tornando-os mais eficientes, inclusivos, sustentáveis e resilientes.
O Presidente da WUWM sublinhou que a WUWM está na linha da frente na luta contra as perdas e o desperdício alimentar, trabalhando incansavelmente para garantir que os nossos membros e toda a cadeia de abastecimento alimentar adquiram as ferramentas e o conhecimento necessários para minimizar as perdas nos mercados grossistas e o desperdício nos mercados de retalho, maximizando ao mesmo tempo a eficiência.